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Fisioterapia na escola: avaliação postural / Physical therapy at school: postural evaluation
Back, Cristina Mari Zanella; Lima, Inês Alessandra Xavier.
Afiliação
  • Back, Cristina Mari Zanella; Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão. BR
  • Lima, Inês Alessandra Xavier; Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão. BR
Fisioter. Bras ; 10(2): 72-77, mar.-abr. 2009.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-546604
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO
As alterações posturais são problemas ortopédicos que podem acarretar prejuízos funcionais ao ser humano. Programas de detecção precoce dos desvios posturais têm sido adotados em escolas, nos últimos anos, sendo importante examinar periodicamente estes escolares, particularmente durante as fases em que o crescimento é mais intenso. Este estudo objetivou analisar a prevalência de alterações posturais em alunos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental, da Escola de Educação Básica São Judas Tadeu no município de Tubarão/SC, apontar as alterações posturais mais encontradas com relação ao gênero e faixa etária e identificar a diferença entre os gêneros com relação à situação postural. Foram analisados 44 escolares, com auxílio de imagens fotográficas e de um software gráfico. Na avaliação observou-se os segmentos da cabeça, ombros, coluna, tronco, tórax, abdômen, quadril, joelhos e pés. Os dados foram tratados utilizando a estatística descritiva e o teste de Wilcoxon para amostras independentes. Comparando os escolares de ambos os gêneros, observou-se que tanto as meninas quanto os meninos apresentaram uma maior incidência de inclinação de tronco para direita. No plano sagital, as meninas apresentaram uma prevalência maior de hiperlordose lombar (34,48 por cento), e os meninos de protusão abdominal (40 por cento). Conclui-se que as alterações posturais apresentaram-se em todas as idades, não havendo diferença significativa entre meninos e meninas.
ABSTRACT
Postural alterations are orthopedic problems that can cause functional damages to human being. Programs of early detection of the postural deviations have been adopted in schools, in the last years, aiming periodically to examine the schoolchild, in particular when growth stages is more intensive. This study aimed to analyze the predominance of postural alterations in students of 1st to 4th grades of fundamental education of Basic Education São Judas Tadeu’ School, located in Tubarão/SC, pointing out postural alterations regarding gender and age group, and to identify the difference between the genders regarding postural situation. Forty four schoolchildren were analyzed, with photographic images and a graphic software help. It was observed the head, shoulders, column, log, chest, abdomen, hip, knees and feet in the frontal and sagital plane segments. Data were treated using descriptive statistical and the Wilcoxon’s test for independent samples. Comparing the schoolchild of both genders, it was observed that either girls or boys showed a higher body inclination to the right side. In the sagittal plane, the girls showed higher prevalence than boys to low back pain (34,48 percent), and the boys of abdominal protusion (40 percent). It is conclued that postural alterations were present in all ages, not having significant difference between boys and girls.
Assuntos
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Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ortopedia / Postura / Estatísticas não Paramétricas / Procedimentos Ortopédicos / Manipulação Quiroprática / Crescimento / Manipulação Ortopédica Tipo de estudo: Fatores de risco / Estudo de rastreamento Idioma: Português Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade do Sul de Santa Catarina/BR
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