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Base de dados : LILACS
Pesquisa : F01.525.200 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1434868
Autor: Novais, Silvana Albino da Silva Santos.
Título: Avaliação do pré-natal e o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido e ou lactante nos primeiros seis meses de vida / Evaluation of prenatal and neuropsychomotor development of the newborn and / or infants in the first six months of life.
Fonte: Ribeirão Preto; s.n; 2017. 104 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudos sobre os impactos da assistência pré-natal sobre o desenvolvimento da criança têm apresentado resultados controversos. O desenvolvimento infantil é um processo que se inicia desde a vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, à cognição, às relações sociais e afetivas da criança. O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a assistência ao pré-natal e o desenvolvimento neuropsicomotor em um município do Sul de Minas Gerais. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, longitudinal, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no município do sul de Minas Gerais. A população de estudo foi constituída pelas puérperas, que tiveram assistência nos dois hospitais de atendimento do SUS, através de um estudo retrospectivo de registro das salas de parto nos hospitais, com um grupo válido foi de 135 puérperas. Para a coleta dos dados foram utilizados instrumentos válidos disponíveis, para avaliação do pré-natal, dados do nascimento e o critério socioeconômico. A pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e aprovado. Quanto às variáveis sociodemográficas verificou-se quanto à idade das puérperas que 7 (5,2%) tinham entre 18 e 19 anos, 78 (57,8%) 20 e 29 anos, 47 (34,7%) 30 a 39 anos e, 3 (2,2%) mais de 40 anos. Quanto ao risco gestacional, observou-se que 72 (53,3%) eram de baixo, 16 (11,9%) de médio e 47 (34,8%) de alto risco gestacional. Quanto às intercorrências clínicas obstétricas 86 (63,7%) eram de baixo risco, 12 (8,9%) de médio e 37(26,9%) alto risco. O pré-natal foi considerado adequado em 01 (0,7%) e parcial para 134 (99,7%) das gestantes. Em relação ao número de consultas, para 89 gestantes (65,9%) foi considerado adequado, para 15 (11,1%) parcial e para 31 (23%) inadequado. Observou-se que 68 (50,4%) dos RN eram do sexo masculino e 67 (49,6%) do sexo feminino, e quanto ao peso nove (6,6%) apresentaram peso abaixo de 2.500g. Houve predomínio de RNs com peso entre 2.501g e 4.000g, 121 (89,6%). Os resultados apontam que a maioria dos RN e lactentes apresentaram um desenvolvimento neuropsicomotor normal para a idade de acordo com o TTDD II, contudo, 30,4% no primeiro mês e 21,5% no sexto mês eram classificados como suspeitos em relação a área de domínio linguagem. Os principais fatores responsáveis pela classificação das gestantes como de alto risco, neste estudo, foram: características individuais e intercorrências clínicas obstétricas sendo que um dos principais fatores foi o consumo de drogas. As principais intercorrências clínicas e obstétricas foram hemorragias na gestação (12,6%), idade gestacional superior a 41 semanas (11,1%) e episódios de infecção urinária (10,4%). Verificou-se que 47,4 % das gestantes foram classificadas como de alto risco gestacional na classificação geral, enquanto na classificação das características individuais 77% foram de baixo risco, na história reprodutiva 86,7 % de baixo risco e nas intercorrências clínicas obstétricas 63,7%. Em 99,3% a assistência ao pré-natal foi classificada como parcial. Nenhum dos aspectos da assistência pré-natal mostrou associação significativa com o desenvolvimento neuropsicomotor do RN e/ou lactente. A contribuição do presente estudo refere-se à descrição da qualidade da assistência pré-natal no contexto em que foi desenvolvido. Sugere a não relação entre essa assistência e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança nos primeiros seis meses de vida

Studies about the prenatal assistance impacts on child development has shown controversial results. Child development begins in intrauterine life and encompass multiple attainments such as physical growth, neurological maturing and building of skills related to behavior, cognition, child's social and affective relations. This paper aimed assess the relation between prenatal assistance and neuropsychomotor development at a South of Minas Gerais' city. It is a longitudinal descriptive epidemiologic study with a quantitative approach. The study has been carried at the South of Minas Gerais' city. The study's population is composed by women who have recently given birth that had assisted at two public system hospitals through retrospective analysis of the delivery rooms registries, with a valid groupd of 135 women. Available valid instruments were used in data collection to assess prenatal, birth data and socio-economic criteria. The research was sent to and approved by the Universidade de São Paul's Nursing School Ethic Committee in Research at Ribeirão Preto. In socio-demographic variables there were 7 (5,2%) women aging between 18 and 19 years, 78 (57,8%) with 20 to 29 years, 47 (34,7%) with 30 to 39 years and 3 (2,2%) with more than 40 years old. As for the gestational risk 72 (53,3%) were at low, 16 (11,9%) at medium and 47 (34,8%) at high gestational risk. For obstetric clinical complications there were 86 (63,7%) with low risk, 12 (8,9%) with medium and 37 (26,9%) with high risk. Appropriate prenatal was found in 1 (0,7%) and partial in 134 (99,7%) women. There were 89 (65,9%)women with adequate, 15 (11,1%) with partial and 31 (23%) with inadequate number of consults. Among the newborn, 68 (50,4%) were male and 67 (49,6%) female and 9 children (6,6%) weighed bellow 2.500g. There was a predominance of newborn weighing between 2.501g and 4.000g, 121 (89,6%). Results point out that most of the newborn and infant shown normal neuropsychomotor development for the age, according to the TTDD II, although 30,4% on the first month and 21,5% on the sixth month were classified as suspects regarding language domain. The main factors for the women classification with high risk in this study were: individual characteristics and obstetric clinical complications and drug consumption were a key factor. The major obstetric clinical complications were gestation bleeding (12,6%), gestation age above 41 weeks (11,1%) and urinary infection episodes (10,4%). 47,4% of the woman were classified as gestational high risk on general classification while on individual characteristics classification 77% were low risk. On reproductive history 86,7% were low risk and on obstetric clinical complications 63,7%. In 99,3% the prenatal assistance were classified as partial. None of the prenatal assistance aspects shown meaningful relation with newborn and/or infant neuropsychomotor development. The present study contribution lies in the quality description of the prenatal assistance on the context it was developed. It proposes no relation between this assistance and child neuropsychomotor development in its first six months old
Descritores: Recém-Nascido
Desenvolvimento Infantil
Neuropsiquiatria
Lactente
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


  2 / 3442 LILACS  
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Id: biblio-1434866
Autor: Sposito, Amanda Mota Pacciulio.
Título: Confiabilidade e validação de conteúdo da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox - revisada para a população brasileira / Reliability and content validation of Revised Knox Preschool Play Scale for Brazilian children.
Fonte: Ribeirão Preto; s.n; 2018. 154 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O brincar é essencial ao desenvolvimento infantil e sua avaliação é considerada apropriada para indicar o estágio do desenvolvimento no qual a criança se encontra e apontar possíveis defasagens. A Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox - revisada (ELPKr) fornece uma descrição evolutiva do comportamento lúdico típico de crianças pré-escolares, em períodos de seis meses do zero aos três anos de idade e em períodos anuais até os seis anos de idade, em quatro domínios: espacial, material, faz de conta/jogo simbólico e participação. Esta Escala já passou pelo processo de adaptação cultural e pré-teste para uso na população brasileira. O presente trabalho teve por objetivos verificar a confiabilidade (concordância intra e interexaminadores e consistência interna), realizar a validação de conteúdo da versão brasileira da ELPKr e adequar este instrumento para a prática clínica. Participaram deste estudo 135 crianças com idade entre 0 a 72 meses, sendo 15 de cada uma das faixas etárias, as quais foram filmadas durante o brincar livre em escolas ou em seus domicílios. Dois examinadores independentes avaliaram as filmagens em dois momentos distintos. A partir dessas avaliações, foi realizada análise estatística buscando-se averiguar a concordância intra e interexaminadores e a consistência interna da versão brasileira da ELPKr, utilizando-se o coeficiente kappa de Cohen e o coeficiente alfa de Cronbach, respectivamente. Os itens da Escala em que não se obteve valores estatísticos satisfatórios foram readequados e submetidos à apreciação de um Comitê de Especialistas, composto por 10 terapeutas ocupacionais, com diferentes tempos de experiência de atuação com a população infantil. Este Comitê julgou se as mudanças nos itens da Escala foram satisfatórias para a total compreensão pelos avaliadores, concluindo assim a validação de conteúdo. De forma geral, a análise estatística intraexaminadores encontrou em sua maioria concordâncias quase perfeitas (23,6%), substanciais (30,6%) e moderadas, enquanto que a análise interexaminadores encontrada foi, em sua maioria, moderada (27,8%) ou razoável (38,9%). A consistência interna ficou dividida em resultados satisfatórios (55,5%) e não satisfatórios (44,4%). Embora não esteja ainda concluído o processo de validação da versão brasileira da ELPKr, acredita-se que o instrumento resultante deste trabalho esteja aprimorado, e que as adequações do Comitê tenham contribuído para deixar o instrumento mais acessível à prática clínica. Por ter diminuído o número de itens e tê-los deixados mais claros, a Escala poderá ser aplicada de forma mais rápida e condizente com as necessidades dos profissionais em contextos clínicos

Playing is essential in children's development, and its evaluation is considered relevant to indicate the stage of development of the child and it could indicate possible development discrepancies. The Revised Knox Preschool Play Scale (RKPPS) provides an evolving description of a typical playing behavior in preschool children in the period of six months in ages from 0 to 3 years old and in annual periods with up to 6 year-old children, in four aspects: space management; material management; pretense/symbolic and participation. The RKPPS has already undergone the process of cultural adaptation and pre-testing to be used in the Brazilian population. The aim of this study is to verify the intra and inter-rater examiners reliability and internal consistency of the RKPPS for Brazilian children; to fulfill the content validation of this instrument and to adapt it to clinical practising. In this study 135 children aged 0 to 72 months took participation and were divided into different age groups of 15 children each. The children were filmed during free-style playing either in their schools or home. There were two independent examiners who assessed the filming in two different instances. A statistical analysis based on these evaluations was carried out to ensure the intrarater and inter-rater reliability (using Cohen's kappa coefficient) and the internal consistency (using Cronbach's alpha coefficient) of the Brazilian version of the RKPPS. The Scale items in which no satisfactory statistical values were obtained were adjusted and submitted to an Expert Committee of 10 occupational therapists, with different expertise time in working with children. This Committee judged whether the changes in the Scale items were satisfactory for the broader comprehension by the examiners, thus concluding the content validation. In an overall analysis, the intra-rater statistic found a perfect agreement (23.6%); substantial (30.6%) and moderate agreement, whereas the inter-rater analysis found was mostly moderate (27.8%) or reasonable (38.9%). The internal consistency was divided into satisfactory (55.5%) and not satisfactory (44.4%) results. To sum up, the statistical analysis have indicated satisfactory results in intra-rater reliability, while the inter-rater reliability found was mostly moderate or reasonable. The results of the internal consistency were divided into satisfactory and non-satisfactory. Even though the validation process of the Brazilian version of ELPKr is still not complete, we believe the instrument resulted from this research could be improved and the contributions of the Expert committees will help to make some adjustments to clinical practising. The number of items were lowered in order to make them clearer and the Scale could be applied in a more straightforward way and according to professional's needs to clinical contexts
Descritores: Jogos e Brinquedos
Desenvolvimento Infantil
Reprodutibilidade dos Testes
Interpretação Estatística de Dados
Terapeutas Ocupacionais
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1428738
Autor: Dias, Talita Pereira(edt); Del Prette, Zilda Aparecida Pereira(com).
Título: Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras / Training Program for Socioemotional Development in Childhood Education: Teachers' Assessment / Programa de Formación para Desarrollo Socioemocional en Educación Infantil: Evaluación de Profesoras
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;22(3):1223-1244, set. 2022.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: A busca por estratégias de intervenção em habilidades sociais na Educação Infantil que sejam eficazes, viáveis, parcimoniosas e com aceitabilidade pelos educadores constitui um problema de pesquisa. Esforços nessa direção podem contribuir para a integridade da intervenção e, assim, para resultados mais efetivos e generalizáveis. Este estudo buscou descrever indicadores de aceitabilidade e avaliação dos professores sobre impacto de um programa de formação, com promoção de habilidades sociais, habilidades sociais educativas e habilidades sociais na infância. Participaram 14 professoras. Os resultados mostraram avaliação positiva das professoras nos indicadores relacionados à aceitabilidade, bem como na percepção de impacto sobre seu próprio desempenho e de seus alunos. Os dados obtidos apontam para aspectos de aprimoramento do programa e sua potencialidade e flexibilidade para promover habilidades sociais educativas e infantis que pode ser disponibilizado para escolas de Educação Infantil, de modo a atender às demandas sociais e legais para a qualidade da primeira infância.

The search for intervention strategies in social skills in early childhood education that are effective, feasible, parsimonious and acceptable to educators is a research problem. Efforts in this direction can contribute to integrity of the intervention and to more effective and generalizable results. This study aimed to describe acceptability and impact indicators on a training program, in which social skills, educational social skills and social skills in childhood were promoted. 14 teachers participated. The results showed a positive evaluation by the teachers in the indicators related to acceptability, as well as in the perception of impact on their own performance and that of their students. The data obtained point to aspects of improvement of the program and its potential and flexibility to promote educational social skills and of children that can be made available to early childhood schools, in order to meet the social and legal demands for the quality of early childhood.

La búsqueda de estrategias de intervención en habilidades sociales en educación infantil que sean efectivas, factibles, parsimoniosas y aceptables para educadores es un problema de investigación. Esfuerzos en esta dirección contribuyen a integridad de intervención y resultados más efectivos y generalizables. Este estudio buscó describir indicadores de aceptabilidad e impacto en un programa de formación para promoción de las habilidades sociales, habilidades sociales educativas y habilidades sociales en la infancia. 14 profesoras participaron. Los resultados arrojaron una valoración positiva por parte de los docentes en los indicadores relacionados con la aceptabilidad, así como en la percepción de impacto sobre su propio desempeño y el de sus alumnos. Los datos obtenidos apuntan aspectos de mejora del programa y su potencialidad y flexibilidad para promover habilidades sociales educativas y la niñez que se puede poner a disposición de escuelas de primera infancia, con el fin de atender las demandas sociales y legales de calidad.
Descritores: Comportamento Infantil
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Habilidades Sociais
Capacitação de Professores
Professores Escolares
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-1250547
Autor: Oliveira, Karina da S; Nakano, Tatiana de Cássia.
Título: Investigation of psychometric properties of an instrument for assessing child resilience indicators / Investigação das propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação de indicadores de resiliência infantil / Investigación de las propiedades psicométricas de un instrumento de evaluación de indicadores de resiliencia infantil
Fonte: Psicol. teor. prát;23(1):1-23, Jan.-Apr. 2021. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Although resilience is considered an important characteristic of coping with stressful situations, there are no Brazilian instruments available for its childhood assessment. Therefore, this paper aimed to investigate validity evidence and reliability for the instrument named "Children's Resilience Markers." The researchers investigated discriminant validity by comparing the instrument's scores under evaluation and the Child Stress Scale. A total of 136 children (67 girls) aged from 8 to 12 participated (M = 9.66; SD = 1.27). Low and negative correlations were identified, suggesting differences between the constructs. The second study aimed to understand the measure's reliability by test and retest. The participants were 155 children (71 girls), at the ages mentioned (M = 10.10; SD = 0.41). Correlation coefficients were moderate and strong, pointing to good temporal stability. We suggest that future studies should assess other psychometric qualities.

Embora a resiliência seja considerada um fenômeno relevante para o enfrentamento de situações estres soras, não há instrumentos nacionais disponíveis para sua avaliação na infância. Baseado nesta constatação, o trabalho buscou investigar evidências de validade e de precisão para o instrumento "Marcadores de Resiliência Infantil". A validade discriminante foi investigada por meio da comparação dos escores do instrumento em avaliação e a Escala de Stress Infantil. Participaram 136 crianças (67 meninas) com idades entre oito e 12 anos (M=9,66; DP=1,27). Foram identificadas correlações baixas e negativas entre os instrumentos, confirmando a diferenciação entre os construtos. A precisão do instrumento, por meio do teste e reteste, foi baseada nas respostas de 155 crianças (71 meninas), com as idades citadas (M=10,10; DP=1,41). Os coeficientes de correlação foram considerados moderados e fortes, evidenciando boa estabilidade temporal. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados a fim de alcançar maior compreensão acerca das qualidades psicométricas do instrumento.

Aunque la resiliencia es considerada un fenómeno relevante para hacer frente a situaciones estresantes, no hay instrumentos brasileños disponibles para su evaluación en la infancia. Así, este estudio buscó investigar evidencia de validez y precisión para el instrumento "Marcadores de Resiliencia Infantil". El primero estudio investigó la validez discriminante comparando los puntos del instrumento y la Escala de Estrés Infantil. Participaron 136 niños (67 niñas) de ocho a 12 años (M=9.66; SD=1.27). Se identificaron correlaciones bajas y negativas entre los instrumentos, lo que sugiere la diferenciación entre los constructos. El segundo estudio investigó la precisión del instrumento por test y el retest. Los participantes fueron 155 niños (71 niñas), con las edades mencionadas (M=10.10; SD=1.41). Los coeficientes de correlación se consideraron moderados y fuertes, mostrando una buena estabilidad temporal. Se sugiere que se realicen futuros estudios para lograr una mayor comprensión de sus cualidades psicométricas.
Descritores: Psicometria
Criança
Resiliência Psicológica
-Instituições Acadêmicas
Brasil
Adaptação Psicológica
Desenvolvimento Infantil
Reprodutibilidade dos Testes
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1162.1 - Biblioteca Central George Alexander


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Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
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Id: biblio-1434552
Autor: Garbarino, Mariana Inés; Souza, Maria Thereza Costa Coelho de; Caetano, Luciana Maria.
Título: Piaget e a psicanálise: um diálogo no avesso da patologização da infância / Piaget and psychoanalysis: a dialogue in reverse of the pathologization of childhood
Fonte: Arq, bras psicol;73(3), 22/08/2022.
Idioma: pt.
Resumo: A patologização da infância constitui um fenômeno que, embora contradiga as bases da epistemologia genética, tem sido pouco abordado nos trabalhos piagetianos con-temporâneos quando comparado com os psicanalíticos. Piaget manteve diálogo com a psicanálise freudiana desde o início da sua obra, em uma tentativa de articulação que continuou ativa em autores do âmbito da psicologia e da educação. O presente artigo revisita esse diálogo sob um novo prisma: a problematização da lógica indi-vidualizante do fracasso escolar e da patologização. Para isso, propõe três eixos de confluência teórica que envolvem ressonâncias clínicas e éticas. Conclui que a articu-lação entre ambas as teorias não só mantém sua vigência, mas também se mostra fecunda para discutir os atuais reducionismos do desenvolvimento infantil
Descritores: Psicanálise
Desenvolvimento Infantil
Fracasso Acadêmico
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Cunha, Ana Cristina Barros da
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Id: biblio-1406376
Autor: Cunha, Ana Cristina Barros da; Guimarães, Evelyn da Silva Moreira; Albuquerque, Karolina Alves; Monteiro, Luciana Ferreira.
Título: Impacto da microcefalia no vínculo mãe-bebê e suas repercussões para o desenvolvimento infantil / Impact of microcephaly on the mother-child relations and its repercussions on child development / L'impact de la microcéphalie sur les relations mère-enfant et ses répercussions sur le développement de l'enfant / Impacto de la microcefalia en el vínculo madre-bebé y sus repercusiones para el desarrollo infantil
Fonte: Psicol. USP;33:e190098, 2022. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O vínculo afetivo entre mãe e bebê é fundamental para o desenvolvimento infantil, mas pode sofrer o impacto de uma condição como a microcefalia, decorrente do contágio pelo vírus zika durante a gravidez. O objetivo deste estudo foi analisar as repercussões da infecção na formação do laço mãe-bebê e seus desfechos para o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, conduzida com nove mães infectadas pelo vírus zika e seus bebês, dentre os quatro nasceram com microcefalia. Todas as mães foram atendidas no hospital Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro e responderam ao questionário de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil, e seus bebês foram avaliados pelo Battelle Developmental Inventory 2nd edition. Observou-se que a relação mãe-bebê apresentou mais indicadores de risco para o desenvolvimento infantil quando o bebê tinha microcefalia.

Abstract Affective mother-child relations are fundamental for child development, which can be impacted by conditions such as microcephaly, due to Zika virus infection during pregnancy. This study sought to analyze the ensuing repercussions on the mother-child relations and its outcomes for child development. A descriptive study was conducted with nine mothers infected by Zika virus and their newborns, four of them born with microcephaly. All mothers were attended at the Maternity School Hospital of the Federal University of Rio de Janeiro, and answered the Risk Indicators for Child Development. The newborns were evaluated by the Battelle Developmental Inventory 2nd edition. Results show that the mother-child relations presented higher risk for child development when the newborn had microcephaly.

Résumé Les relations affectives mère-enfant sont fondamentale pour le développement de l'enfant et peut être affecté par des conditions telles que la microcéphalie, due à l'infection par le virus Zika pendant la grossesse. Cette étude a chercher à analyser les répercussions qui en découle sur les relations mère-enfant et leurs conséquences sur le développement de l'enfant. Une recherche descriptive a été menée auprès de neuf mères infectées par le virus Zika et de leurs nouveau-nés, dont quatre atteint de microcéphalie. Toutes les mères ont été suivie à la maternité de l'Université fédérale de Rio de Janeiro, et ont répondu aux Indicateurs de risque pour le développement de l'enfant. Les nouveau-nés ont été évalués par le Battelle Developmental Inventory 2nd edition. Les résultats montrent que la relation mère-enfant présentent un risque plus élevé pour le développement de l'enfant lorsque le nouveau-né est atteint de microcéphalie.

Resumen El vínculo afectivo madre-bebé es fundamental para el desarrollo infantil, sin embargo, puede ser impactado por una condición como la microcefalia, que resulta de la infección por el virus Zika durante el embarazo. El objetivo de este estudio fue analizar las repercusiones de este impacto en el vínculo madre-bebé y sus resultados para el desarrollo infantil. Este es un estudio descriptivo realizado con nueve madres infectadas por el virus Zika y sus bebés, cuatro de ellos nacieron con microcefalia. Todas las madres fueron atendidas en el Hospital Maternidade Escola de la Universidade Federal do Rio de Janeiro y han respondido el cuestionario de Indicadores de Riesgo para el Desarrollo Infantil, y sus bebés fueron evaluados por el Inventario de Depresión de Beck. Se observó que la relación madre-bebé presenta más indicadores de riesgo para el desarrollo del niño cuando el bebé tenía microcefalia.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Microcefalia/etiologia
Microcefalia/psicologia
Apego ao Objeto
-Psicometria
Inquéritos e Questionários
Relações Mãe-Filho/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  7 / 3442 LILACS  
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1155288
Autor: Solís-Cordero, Katherine; Palombo, Claudia Nery Teixeira; Duarte, Luciane Simões; Munhoz, Rebeca Ishi; Toriyama, Aurea Tamami Minagawa; Borges, Ana Luiza Vilela; Fujimori, Elizabeth.
Título: Developmental surveillance in primary health care: absence of child development milestones and associated factors / Vigilancia del desarrollo infantil en la atención primaria: ausencia de hitos y factores associados
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(4):925-934, 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to identify the absence of one or more general child development milestones and by domains, and associated factors. Methods: cross-sectional study with 334 children under three years of age conducted out at Primary Health Care Facilities, São Paulo, Brazil. The dependent variable was the general child development and the fine motor, gross motor, social and psychic domains evaluated using the Developmental Surveillance Instrument of the Brazilian Ministry of Health. Data were obtained by interviewing the mothers and observing children. The chi-square test and logistic regression analyses were used. Results: absence of one or more milestones of general child development was found in 52.1% of children, especially, in the fine motor domain. We found an association between general child development with age (OR = 4.4; CI95%= 2.0-9.9) and the place of stay of the child who does not attend daycare (OR = 3.7; CI95%= 1.3-10.5). Conclusions: the absence of one or more milestones of general child development is high and associated with aspects of the child and the environment. This emphasizes the importance of promoting developmental surveillance in Primary Health Care Facilities among health professionals using the official instrument recommended by the Brazilian Ministry of Health.

Resumen Objetivos: identificar la ausencia de uno o más hitos del desarrollo infantil global y por dominios, y factores asociados. Métodos: estudio transversal con 334 menores de tres años de edad, realizado en centros de atención primaria de una ciudad de São Paulo, Brasil. La variable dependiente fue el desarrollo infantil global y los dominios madurativo, psicomotor, social y psíquico, evaluados utilizando el Instrumento de Vigilancia del Desarrollo del Ministerio de Salud de Brasil. Los datos fueron obtenidos por entrevista a las madres y observación de los niños. Se utilizó prueba de chi-cuadrado y regresión logística. Resultados: 52,1% de los niños presentaron ausencia de uno o más hitos del desarrollo infantil global, con mayor proporción de ausencia de hitos en el dominio madurativo. Se encontró asociación del desarrollo infantil global con la edad (OR= 4,4; IC95%= 2,0-9,9) y lugar de permanencia del niño que no asiste a guardería (OR= 3,7; IC95%= 1,3-10,5). Conclusiones: la ausencia de uno o más hitos del desarrollo infantil global es elevada, asociada a factores infantiles y ambientales. Esto refuerza la importancia de promover entre los profesionales de la salud la vigilancia del desarrollo infantil en la atención primaria, utilizando el instrumento oficial estipulado por el Ministerio de Salud de Brasil.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/estatística & dados numéricos
Desenvolvimento Infantil
Saúde da Criança
Assistência Integral à Saúde
-Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


  8 / 3442 LILACS  
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Id: lil-773843
Autor: Brasil. Ministério da Saúde.
Título: Guia prático de preparo de alimentos para crianças menores de 12 meses que não podem ser amamentadas / Practical food preparation guide for children under 12 months can not be breastfed.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; 2004. 48 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Contém orientações de como alimentar adequadamente a criança, no que se refere ao preparo do leite de acordo com a idade (até 12 meses), quanto à introdução de novos alimentos a partir do segundo mês de vida e quanto aos cuidados de higiene pessoal e dos utensílios utilizados durante o preparo e administração do alimento à criança.
Descritores: HIV
Aleitamento Materno
Desenvolvimento Infantil
Doença
Higiene
Infecções
Nutrição do Lactente
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR59.2 - Núcleo de Documentação


  9 / 3442 LILACS  
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Id: lil-687540
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Título: Estratégia de fortificação caseira no Brasil / Home fortification strategy in Brazil / Estrategia de fortificación casera en Brasil.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Workshop, Brasília, 29-30 set. 2001.
Descritores: Aleitamento Materno
Comportamento Alimentar
Micronutrientes/uso terapêutico
-Brasil
59801/complicações
59801/prevenção & controle
Desenvolvimento Infantil
Educação em Saúde
Programas Nacionais de Saúde
Vigilância Nutricional/métodos
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Lactente
Criança
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
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Id: biblio-1427712
Autor: El Salvador. Ministerio de Salud.
Título: Recomendaciones de alimentación para la mujer en el período preconcepcional, embarazo y período de lactancia con énfasis en la prevención de la Diabetes e Hipertensión Arterial / Diet recommendations for women in the pre-conception period, pregnancy and lactation period with emphasis on the prevention of Diabetes and Arterial Hypertension.
Fonte: San Salvador; MINSAL; dic. 13, 2022. 28 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: En El Salvador, la Política Nacional de Apoyo al Desarrollo Infantil Temprano de Niñas y Niños "Crecer Juntos", pone de manifiesto el compromiso del Gobierno en asegurar que la niñez en su Primera Infancia cuente con las oportunidades para ser protagonistas en un mundo cambiante desde una visión integradora de las dimensiones del crecimiento y desarrollo. Ante el compromiso de esta política el MINSAL ha trabajado las siguientes recomendaciones de alimentación en los períodos de preconcepcional, embarazo y lactancia, este documento será una herramienta que apoyará y guiará al personal de salud, en estas 3 etapas con el único fin de asegurar que los niños y niñas desde su concepción tengan un adecuado desarrollo infantil temprano

In El Salvador, the National Policy to Support Early Childhood Development of Girls and Boys "Grow Together" demonstrates the Government's commitment to ensuring that children in their Early Childhood have the opportunities to be protagonists in a changing world from an integrating vision of the dimensions of growth and development. Given the commitment of this policy, MINSAL has worked on the following feeding recommendations in the pre-conception, pregnancy and lactation periods. This document will be a tool that will support and guide health personnel, in these 3 stages with the sole purpose of ensuring that boys and girls from their conception have an adequate early childhood development
Descritores: Aleitamento Materno
Nutrição Materna
Hipertensão
-Mulheres
Desenvolvimento Infantil
Dieta
El Salvador
Responsável: SV2 - Departamento de Gobernanza y Gestión del Conocimiento



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