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Base de dados : LILACS
Pesquisa : Rev. Bras. de Desenvolvimento Humano LILACS
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Id: lil-647189
Autor: Figueiredo, Regina; Bastos, Silvia; Telles, Joyce Lenz.
Título: Profile of the free distribution of emergency contraception for adolescents in São Paulo's counties
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;22(1):105-115, 2012. graf, tab.
Idioma: en.
Resumo: Descreve-se a postura adotada por municípios do estado de São Paulo que receberam lotes de contracepção de emergência do Ministério da Saúde em 2005 e 2006, com relação à entrega para adolescentes. Utilizando levantamento quantitativo, realizado com questionários semi-estruturados enviados por e-mail às secretarias municipais de saúde, foram examinados: fluxos, serviços e profissionais de saúde envolvidos e critérios de dispensa. Do total, 91,0 por cento responderam à pesquisa, demonstrando que 85,4 por cento iniciaram a oferta do método para adolescentes menores de 18 anos, principalmente em prontos socorros (69,1 por cento). Em unidades básicas tradicionais e de saúde da família houve menor integração, 65,3 por cento e 37,6 por cento, respectivamente, e em serviços especiais de atenção a adolescentes, apenas 31,9 por cento municípios ofertam (percentagens não excludentes). A entrega, geralmente, é feita por médicos e/ou enfermeiros, porém 30 por cento sub-utiliza o potencial da enfermagem. Atende-se, fundamentalmente, os casos de violência sexual e, excluído-se esse evento, há queda de 10 a 30 pontos percentuais no fornecimento em casos de falha ou não uso de contraceptivo regular. Conclui-se que há seletividade na dispensa método, baixa oferta na Atenção Básica, não facilitando acesso de adolescentes nas situações de risco gravídico mais recorrentes em seu cotidiano, contrariando orientações do Ministério da Saúde. Essa postura está ligada à falta de atualização sobre legislações e normas federais vigentes quanto à Saúde Sexual e Reprodutiva deste público, pelo desconhecimento do mecanismo de ação do método (por vezes, identificado como perigoso ou abortivo) e por preconceitos quanto à prática sexual adolescente, provocando a aquisição em farmácias e usos errôneos.
Descritores: Anticoncepcionais
Anticoncepção
Gestão em Saúde
Medicina Reprodutiva
Saúde do Adolescente
Serviços de Planejamento Familiar
-Pesquisa
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
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Id: lil-522721
Autor: Feferbaun, Rubens; Oliveira, Adriana Gonçalves de; Valenti, Vitor Engrácia; Abreu, Luiz Carlos de.
Título: Gasto energético no recém-nascido e lactente com sepse / Energetic spent in the newborn and infant with sepsis
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;19(1):122-133, abr. 2009. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: as necessidades nutricionais e particularmente o metabolismo energético de crianças são temas controversos na literatura. OBJETIVO: caracterizar o gasto energético em repouso em recém-nascidos e lactentes com sepse. MÉTODO: foram consultadas as bases de dados do Medline, SciELO, BVS Pepsic e Lilacs. Utilizou-se como estratégia de busca no MEDLINE newborn and energy spent or sepsis em todos os campos. RESULTADOS: recém-nascidos e lactentes em casos de sepse grave apresentam imaturidade dos sistemas enzimáticos, limitando a produção de alguns aminoácidos como a cisteína (deficiência da enzima cistationase em pré-termo), taurina, glutamina e nucleotídeos como colina e inositol. Este fato torna estes nutrientes condicionalmente essenciais para estas população. CONCLUSÃO: vários conceitos estabelecidos para adultos são transpostos para a faixa pediátrica, o que é inadequado, podendo ocasionar graves conseqüências à saúde dos recém-nascidos e lactentes.
Descritores: Infecções
Metabolismo Energético
Recém-Nascido
Sepse
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
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Id: biblio-1013528
Autor: Pereira, Valdelias Xavier; Silva, Alan Patricio da; Carlesso, Juliana Spat; Campos, Marcelo Ferraz.
Título: A rare case of a maxillary fourth molar: Case report / Um caso raro de quarto molar maxilar: um relato de caso
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;29(1):125-128, Apr. 2019. ilus.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: The objective of this clinical case report is to describe the presence of bilateral fourth molars. The occurrence of supernumerary teeth (ST) is a relatively unusual dental anomaly. It is even more unusual to find patients with distomolar teeth also denominated fourth molar teeth. PRESENTATION OF THE CASE: This article describes a clinical case of a 24-year-old patient presenting with a maxillary fourth molar, who was diagnosed by dental x-ray, and surgical resolution of the case. CONCLUSION: Tooth extraction surgery was the clinical procedure chosen to treat the impacted tooth.

INTRODUÇÃO: O objetivo deste relato de caso clínico é descrever a presença de quarto molares bilaterais. A ocorrência de dentes supranumerários (ST) é uma anomalia dentária relativamente incomum. É ainda mais incomum encontrar pacientes com dentes distomolares também denominados dentes do quarto molar. APRESENTAÇÃO DO CASO: Este artigo descreve um caso clínico de um paciente de 24 anos que apresentava quarto molar superior, diagnosticado por radiografia dentária, e resolução cirúrgica do caso. CONCLUSÃO: A cirurgia de extração dentária foi o procedimento clínico escolhido para tratar o dente impactado.
Descritores: Cirurgia Bucal
Anormalidades Dentárias
Dente Supranumerário
Relatos de Casos
Dente Molar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-958523
Autor: Alves, Sabrina Alaíde Amorim; Oliveira, Maryldes Lucena Bezerra de.
Título: Sociocultural aspects of health and disease and their pragmatic impact / Aspectos socioculturais da saúde e da doença e suas repercussões pragmáticas
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):183-188, Jan.-Mar. 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Several factors are involved in the health-disease process and important points are related to sociocultural aspects that need to be known and interpreted to understand a more general framework that involves health. OBJECTIVE: To analyse the sociocultural aspects related to the health and disease process. METHODS: This is a reflexive review study. Thematic categories were established for the development and discussion of results according to the analysis of Bardin. RESULTS: Sociocultural aspects influence the health of the population based on creation of work in the field of public health. CONCLUSION: Many aspects are involved in the health-disease process. All impact in some way on some context in public health and therefore should be analysed and considered.

INTRODUÇÃO: Diversos fatores estão envolvidos no processo de saúde e doença e importantes pontos se relacionam a aspectos socioculturais os quais necessitam ser entendidos e interpretados para entendimento de um arcabouço mais geral que envolve a saúde. OBJETIVO: Analisar os aspectos socioculturais relacionados ao processo de saúde e doença. MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão reflexiva. Foram construídas categorias temáticas para o desenvolvimento dos resultados e discussão segundo a análise de Bardin. RESULTADOS: Os aspectos socioculturais influenciam na saúde da população fundamentado na criação de trabalho no campo da saúde pública. CONCLUSÃO: Muitos aspectos estão envolvidos no processo de saúde e doença. Todos impactam de alguma forma em algum contexto na saúde pública e por isso devem ser analisados e considerados.
Descritores: Processo Saúde-Doença
Características Culturais
Fatores Sociológicos
-Saúde Pública
Antropologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-1020510
Autor: Duarte, Marcelo Gonçalves; Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos; Minatto, Giseli; Nobre, Glauber Carvalho; Santos, João Otacilio Libardoni dos; Sousa, Thiago Ferreira de; Freitas Junior, Ismael.
Título: Nutritional status of children from lower Amazonas: agreement between three classification criteria / Fatores sociodemográficos e excesso de peso em crianças participantes de programa governamental de distribuição de leite fortificado
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):139-147, Jan.-Mar. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: The knowledge of adequate methods to monitor growth and nutritional status during childhood and adolescence makes possible an early diagnosis of possible problems, such as malnutrition, overweight or obesity in adult life. OBJECTIVE: To determine the agreement between three methods of nutritional assessment status of children 2 to 6 years old from Lower Amazonas region, Brazil. METHODS: Exploratory, epidemiological, and cross-sectional school-based study conducted in 2014 with children of Child Education in the city of Parintins. We assessed the nutritional status, body mass index, according to three criteria: Conde and Monteiro, Cole et al, and World Health Organization (WHO). We used the Kappa coefficient to investigate the agreement between three criteria. RESULTS: Participants were 1.387 children (714 boys) with a mean age of 5 years. The boys had a higher prevalence of overweight than girls by the WHO classification, but higher proportion of girls with low weight, according to the national criteria. The best levels of agreement were for females and national protocol showed good agreement with the international use of protocols, highlighting proposed by the WHO. CONCLUSION: We concluded that there was agreement among the criteria for assessing the nutritional status of children in the Lower Amazonas.

INTRODUÇÃO: Estudos anteriores mostraram a efetividade do programa VIVALEITE para o ganho de peso de crianças menores de dois anos. Como o programa é efetivo, é possível que crianças ingressantes com peso próximo ao limite considerado adequado para idade o ultrapassem no decorrer de sua participação OBJETIVO: Analisar a associação entre fatores sociodemográficos e excesso de peso em participantes do programa VIVALEITE. MÉTODO: Estudo de coorte com dados de 1.039 crianças de famílias de baixa renda do interior do Estado de São Paulo, ingressantes no programa com seis meses de idade e peso próximo ao limite superior de adequação, entre janeiro/2003 e setembro/2008. Investigou-se a proporção de crianças que ficam com excesso de peso durante a participação no programa e associações com as condições sociodemográficas de cada criança (amamentação aos seis meses, sexo, peso ao nascer) e dos respectivos responsáveis (condição conjugal, idade, situação de trabalho, escolaridade). A modelagem foi feita por meio de regressão logística multinível das variáveis socioeconômicas e o conjunto das idades de pesagem. O processamento foi feito com o pacote estatístico Stata 10.1. RESULTADOS: Conforme análise multinível, a categoria sim da variável aleitamento materno aos seis meses (OR=0,29, p=0,001) e a categoria trabalha da variável situação de trabalho materno (OR=0,36, p=0,012) foram associadas significantemente ao excesso de peso das crianças. As demais variáveis não foram associadas estatisticamente a excesso de peso. CONCLUSÃO: Não amamentação aos seis meses e ausência de trabalho materno são fatores sociodemográficos positivamente associados ao excesso de peso das crianças participantes do programa.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Índice de Massa Corporal
Avaliação Nutricional
Antropometria
Estado Nutricional
Saúde Materno-Infantil
Limites: Pré-Escolar
Criança
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Id: biblio-958525
Autor: Sousa, Luiz Vinicius de Alcantara; Maciel, Erika da Silva; Quaresma, Fernando Rodrigues Peixoto; Paiva, Laércio da Silva; Fonseca, Fernando Luiz Affonso; Adami, Fernando.
Título: Descriptions of perceived quality of life of residents from a quilombo in north Brazil / Descrição da percepção da qualidade de vida de moradores de um quilombo no norte do Brasil
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):199-205, Jan.-Mar. 2018. ilus, graf, tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: INTRODUCTION: The Quilombos inherently have the characteristic of resistance against the slave system, as their domination was linked to the idea of fugitive blacks and territorialization of free areas, they are usually an isolated community that tries to preserve the traditions, memories, and culture of its people. OBJETIVE: The study aimed to describe the perceptions regarding the quality of life of Quilombola community in the municipality of Santa Tereza, Tocantins, Brazil. METHODS: A descriptive cross-sectional study was conducted with children in the Quilombola community. To evaluate the children's quality of life, the questionnaire named Vie Enfant Imagé's Autoquestionnaire Qualité was used, composed of four factors: Autonomy, Leisure, Function, and Family. To evaluate the quality of life in adults, the World Health Organization Quality of Life assessment was used. The program used was Stata version 11.0. RESULTS: Regarding the quality of life of the children according to gender, the girls presented a mean of 11.0 in the Function factor, in the Family, Leisure, and Autonomy factor, presented with a mean of 12.3, 8.2 and 4.8, respectively. For boys, the Function factor had a mean of 11.0, the Family factor of 12.0, and the Leisure and Autonomy factors of 7.6 and 5.6, in this sequence. Among the adults, the men had lower values in the Physical domain with a mean of 13.7, the women had lower averages in the Physical and Environmental domains, with values equal to 13.8. In the general scores, the male sex obtained higher value when compared to the female sex, 14.0 and 13.6, respectively. CONCLUSION: The study showed that among the children, the Family factor had higher mean values, followed by the Function, Leisure, and Autonomy factors, respectively. When studying adults, the domain with the best score was Social Relations, on the other hand, the Physical domain presented the worst score for men and women. However, investigations carried out regarding the quality of life in quilombolas represent a still low number, making it difficult to understand the possibilities of improving the quality of life in this population.

INTRODUÇÃO: Os traços de iniquidade relacionados à cor da pele ainda são observados na população brasileira, deixando evidente os prejuízos na Qualidade de Vida e cuidados da saúde da população negra. OBJETIVO: Descrever a qualidade de vida dos quilombolas residentes na comunidade Barra do Aroeira no município de Santa Tereza, Tocantins, Brasil. MÉTODO: Estudo descritivo de caráter transversal, realizado entre os meses de outubro de 2015 e setembro de 2016 na comunidade quilombola Barra do Aroeira, localizada a 12 quilômetros da área urbana do Município de Santa Teresa e a 96 quilômetros de Palmas, capital do estado de Tocantins. Foi aplicado um instrumento para a avaliação da qualidade de vida das crianças, utilizando o questionário - Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (Auqei), o qual possui 26 itens e uma escala composta por quatro fatores: Autonomia, Lazer, Função e Família que abrangem 18 itens, os de números 6, 7, 9, 12, 14, 20, 22 e 26 não estão incluídas nos fatores citados por não pertencerem a um domínio específico, com isso sua análise é de forma isolada. Para avaliação da qualidade de vida em adultos foi utilizado o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref) instrumento que possui 26 assertivas, divididas em quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, mais 2 assertivas gerais de qualidade de vida. A análise descritiva dos dados qualitativos foi realizada por frequência absoluta e frequência relativa. Para as variáveis quantitativas, utilizou-se, média, desvio padrão, mínimo e máximo. O programa utilizado foi o Stata versão 11.0. RESULTADOS: Em relação a qualidade de vida das crianças segundo o sexo, as meninas apresentaram média de 11,0 no fator Função, no fator Família, Lazer e Autonomia, se apresentou com média de 12,3, 8,2 e 4,8, respectivamente. Para os meninos o fator Função teve média de 11,0, o fator Família de 12,0, e os fatores Lazer e Autonomia de 7,6 e 5,6, nessa sequência. Entre os adultos os homens apresentaram menor valor no domínio Físico com média de 13,7, as mulheres tiveram menores médias nos domínios Físico e Meio ambiente, com valores iguais a 13,8. Nos escores gerais o sexo masculino obteve maior valor quando comparado ao sexo feminino, 14,0 e 13,6, respectivamente. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou que entre as crianças o fator Familiar apresentou maiores valores médios, seguido dos fatores Função, Lazer e Autonomia, respectivamente. Ao estudar os adultos, o domínio com melhor escore foi o de Relações sociais, por outro lado, o domínio Físico apresentou o pior escore para homens e mulheres. Contudo, investigações realizadas referentes à qualidade de vida em quilombolas representam um número ainda baixo, dificultando a compreensão das possibilidades de melhoria da qualidade de vida nessa população.
Descritores: Qualidade de Vida
Características de Residência
Atenção à Saúde
Populações Vulneráveis
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Iniquidade Étnica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-958524
Autor: Barzotto, Izabel; Rigo, Lilian.
Título: Clinical decision making for diagnosis and treatment of dental enamel injuries / Tomada de decisão clínica frente ao diagnóstico e tratamento de lesões em esmalte dentário
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):189-198, Jan.-Mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: In general, there are difficulties in the decision making regarding the differential diagnosis and the most appropriate treatment in the lesions that affect the dental tissues by dentists, due to the fact that lesions in enamel have similar clinical characteristics OBJECTIVE: To evaluate the correct decision making for the diagnosis and treatment of dental enamel lesions by professors and students of the Dentistry course METHODS: Descriptive quantitative study, whose sample was composed by 98 students enrolled in the disciplines of Dental Clinics from IV to VIII level and by 23 professors. The instrument of data collection was a questionnaire composed of photographs of four clinical cases, whose teeth presented different lesions in dental enamel: dental enamel hypoplasia, dental fluorosis, amelogenesis imperfecta and dental caries RESULTS: Of the 98 students, the predominant success was dental fluorosis, where 93.9% answered the diagnosis. While the predominant treatment success was that of caries lesions, where 86.7% opted for direct restoration. Of the 23 professors, the predominant diagnosis was caries lesion, 100% correct the diagnosis, while the treatment was the direct restoration in the case of dental enamel hypoplasia, where 95.7% chose this treatment option CONCLUSION: Professors and students of the Dentistry course had difficulty in making treatment decisions on teeth with amelogenesis imperfecta, with mild dental fluorosis and ease on teeth with hypoplasia and dental caries. In addition, the students reported having difficulties in the differential diagnosis of dental enamel lesions presented in the cases because they had still little knowledge for such

INTRODUÇÃO: O tecido que recobre a coroa dos dentes é o esmalte dentário, que promove proteção e revestimento. Trata-se de tecido mineralizado e sensível às variações do ambiente em sua formação, sendo que não sofre remodelação ao longo de seu ciclo de vida OBJETIVO: Avaliar a escolha mais adequada do diagnóstico e opções de tratamento de lesões de esmalte dentário pelos docentes e discentes do curso de Odontologia MÉTODO: Estudo quantitativo descritivo, cuja amostra foi composta por 98 discentes matriculados nas disciplinas de Clínicas Odontológicas do IV ao VIII nível e por 23 docentes. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário composto por fotografias de quatro casos clínicos, cujos dentes apresentavam diferentes lesões em esmalte dentário: hipoplasia do esmalte dentário, fluorose dentária, amelogênese imperfeita e cárie dentária RESULTADOS: Dos 98 discentes, o acerto predominante foi o da fluorose dentária, onde 93,9% acertaram o diagnóstico. Enquanto o acerto predominante em relação ao tratamento foi o das lesões de cárie, onde 86,7% optaram por restauração direta. Dos 23 docentes, o acerto predominante frente ao diagnóstico foi de lesão de cárie, 100% acertaram o diagnóstico, enquanto o tratamento foi o de restauração direta no caso de hipoplasia, onde 95,7% fizeram essa opção de tratamento CONCLUSÃO: Ambos os grupos apesentaram dificuldade na tomada de decisão de tratamento nos dentes com amelogênese imperfeita e com fluorose dentária leve. Os discentes relataram possuir dificuldade no diagnóstico diferencial na prática clínica frente às diferentes lesões que acometem os tecidos dentários, além de terem pouco conhecimento sobre o diagnóstico das lesões abordadas
Descritores: Hipoplasia do Esmalte Dentário
Fluorose Dentária
-Tomada de Decisões
Odontologia
Diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-958527
Autor: Adams, Kim; Encarnação, Pedro; Rios-Rincón, Adriana M; Cook, Al M.
Título: Will artificial intelligence be a blessing or concern in assistive robots for play? / A inteligência artificial será uma bênção ou preocupação em robôs assistivos para brincar?
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):213-218, Jan.-Mar. 2018. ilus.
Idioma: en.
Projeto: Women and Children's Health Research Institute; . Stollery Children's Hospital Foundation; . Glenrose Rehabilitation Hospital Foundation; . Fundação para a Ciência e a Tecnologia; . Collaborative Health Research Project (CHRP),; . National Sciences and Engineering Research Council (NSERC).
Resumo: The recent advances and popularity of artificial intelligence (AI) offer exciting possibilities to improve technology but they also raise concerns. In this paper, we use our research to present the potential benefits of using AI in assistive technology for children with disabilities to access play, and examine potential ethical concerns surrounding data required by AI algorithms. Since play is a key factor in child well-being and cognitive development, secondary disabilities may arise as a consequence of motor impairments. Assistive robots for augmentative manipulation can be instrumental in providing children with physical disabilities play opportunities, but we need to take a principled and user-centered approach to technical innovations.

Os avanços recentes e popularidade da Inteligência Artificial (IA) oferecem possibilidades animadoras para melhorar a tecnologia, mas, também, trazem preocupação. Neste artigo, usamos nossa pesquisa para apresentar os benefícios potenciais do uso da IA em tecnologia assistiva para crianças com deficiências brincarem e examinar possíveis preocupações éticas em torno dos dados exigidos pelos algoritmos de IA. Uma vez que o brincar é um fator chave no bem-estar infantil e no desenvolvimento cognitivo, as incapacidades secundárias podem surgir como consequência de deficiências motoras. Robôs assistivos para manipulação aumentativa podem ser fundamentais para proporcionar às crianças com deficiência física oportunidades de brincar, mas precisamos adotar uma abordagem baseada em princípios e centrada no usuário para inovações técnicas.
Descritores: Inteligência Artificial
Crianças com Deficiência
Invenções
-Jogos e Brinquedos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
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Id: biblio-958526
Autor: Dourado, Cláudia de Souza; Fustinoni, Suzete Maria; Schirmer, Janine; Brandão-Souza, Camila.
Título: Body, culture and meaning / Corpo, cultura e significado
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;28(2):206-212, Jan.-Mar. 2018.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Human beings go through history in search of the plenitude and perfection of the human body. The actors have changed and the scene has changed, and likewise the sociocultural context, the tastes and interpretations, and the meaning have changed, yet the search for the ideal body remains OBJECTIVE: A critical-reflexive approach is proposed regarding the standard of the body throughout the historical trajectory, as well as its cultural representativeness and the meaning attributed to it METHODS: This is a critical-reflexive dissertation based on existing literature. We have used the: MEDLINE, LILACS, Scientific Electronic Library - SciELO and Bireme databases; as well as Google Scholar and grey literature. The preparation of the manuscript followed the norms of literature reviews, and nearly attained the qualitative approach RESULTS: One must consider the relationship that the media establishes with the body, impelling a relentless search for a standardized reflection in the mirror, seen as beauty; the culture of purchasing power regarding the female body, of discrimination, of violence, and of indifference. It reveals a discussion of aspects that are important and fundamental to understand the body in its totality, not only as an organic structure, but also as something complex and subjective that suffers constant influences from the environment to which it is exposed and from the time and society in which it is inserted CONCLUSION: It may be concluded that the body has always been in a prominent position in the civilizations of the numerous historical periods mankind has lived through, and regardless of when, there has always been a corporal stereotype to be followed, cultivated and worshiped, and the search for this conquest continues in current days

INTRODUÇÃO: O ser humano perpassa a história na procura da plenitude e da perfeição do corpo. Mudam-se os atores, muda-se o cenário, o contexto sociocultural, os gostos e interpretações, o significado, e permanece-se a busca pelo corpo ideal OBJETIVO: Propõe-se uma abordagem de caráter crítico-reflexiva sobre o padrão do corpo ao longo da trajetória histórica, assim como sua representatividade cultural e o significado a ele atribuído MÉTODO: Trata-se de uma dissertação crítico-reflexiva construída com base em literatura existente. Utilizou-se os bancos de dados: MEDLINE, LILACS, Scientific Eletronic Library - SciELO e Bireme; bem como o Google Acadêmico e literaturas cinzentas. A elaboração do manuscrito seguiu as normas da revisão de literatura, e aproximou-se da abordagem qualitativa RESULTADOS: Há de se considerar a relação que a mídia estabelece com o corpo, impulsionando uma busca incansável por um reflexo padronizado no espelho, encarado como beleza; A cultura do poder de compra sobre o corpo feminino, da discriminação, da violência, da indiferença. Revela-se uma discussão sobre aspectos fundamentais e importantes para se compreender o corpo na totalidade, não apenas como uma estrutura orgânica, mas como algo complexo e subjetivo que sofre constantes influências do ambiente ao qual é exposto, da época e da sociedade na qual está inserido CONCLUSÃO: Conclui-se que o corpo sempre esteve em uma posição de destaque nas civilizações dentre os inúmeros períodos históricos vividos, independente de qual momento, sempre houve um estereótipo corporal a ser seguido, cultuado e adorado, e a busca por essa conquista continua nos dias atuais
Descritores: Indústria da Beleza
Imagem Corporal
Corpo Humano
Cultura
Narcisismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-1101248 LILACS-Express
Autor: Bezerra, Italla Maria Pinheiro.
Título: State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic / Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;30(1):141-147, 2020.
Idioma: en.
Resumo: INTROODUCTION: The Corona virus (COVID-19) pandemic caused, among others, the need for colleges and universities managers around the world to reinvent new ways of providing education preserving its good quality at the same time. With the new ordinances of the Ministry of Education and Health, all courses can use remote methodologies for the continuity on the current school year. With new challenges and paradigms emerging from this methodological proposal: provide for the user the feeling of immersion, of being in the class room, from the navigation and interaction in this virtual environment, at the same time that the educator, respecting the educational principles and the pedagogical approach that he believes, does not transform this moment into a simple distance educationOBJECTIVE: To describe the state of the art on nursing education and the challenges of using remote technologies in the time of Corona virus pandemicMETHODS: This is a reflective study based on secondary sources of literature relevant to the theme, considering articles from national and international journals and recent productions on education, health training, remote technologies, COVId-19 and public healthRESULTS: It is evident that experiencing the effects of the corona virus pandemic (COVID-19) in the health educational sector, especially in the field of nursing, goes beyond a structural reorganization of courses. It implies change attitude of managers, teachers and students to reformulate educational practices (sometimes with traditional tools), with innovative practices preserving a methodology that provides to the student criticality reflection, dialogue, bonding and interaction; elements that are part of a training aimed at transformation, empowerment and not just the transmission of knowledge. In this context, the COVID-19 pandemic caused paradigm shifts perhaps not yet overcome by health science institutions , because when they perceived themselves within a reality that generated changes in the political, economic, cultural and social aspects at a global level, they had to reinvent and insert new ways of teaching in their work process; they had to discuss different educational approaches and, given the needs to readjust health teaching methods, they inserted remote technologies as essential tools to meet the real need for continuity of classes in non-face-to-face model. For many, it is a challenge, as it currently permeates a reflection on the attention of distance learning in the field of nursing and other courses in the health area. However, as it opened up to discussions about new ways of teaching mediated by innovation, it can be said that this will be one of the greatest impact of the pandemic in benefit the education: the contribution of new information and communication technologies in the teaching-learning process for training in health, as well as the reflection on distance education and its concepts, differentiating it from the concepts of remote methodology and the use of technologiesCONCLUSION: In nursing education, the discussion related to the use of remote technologies in the classroom has always been a point of debate. However, with the need to include these tools for the continuity of classes in the non-face-to-face model resulting from the social isolation strategy motivated by the pandemic of COVID-19, it can provide an opportunity to have a new look on the subject and perhaps there is an opportunity to expand the debate on the use of remote methodologies in health education, seeking a reflection on their interaction with the other teaching methods already implemented

INTRODUÇÃO: A pandemia do Corona vírus (COVID-19) provocou em caráter emergencial a necessidade dos gestores das faculdades e universidades de todo mundo de reinventar novas formas de prover o ensino preservando a qualidade dele. Com as novas portarias do Ministério da Educação e Saúde, houve uma abertura para que todos os cursos utilizassem de metodologias remotas para continuidade do ano letivo, surgindo novos desafios e paradigmas com essa proposta metodológica: prover para o usuário, a sensação de imersão, de estar dentro do ambiente, a partir da navegação e interação nesse meio virtual, ao mesmo tempo que o educador, respeitando os princípios educacionais e a abordagem pedagógica que acredita, não transformar esse momento em uma simples educação à distânciaOBJETIVO: Descrever o estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do Corona vírusMÉTODO: Trata-se de estudo reflexivo consubstanciado por fontes secundárias da literatura pertinente à temática, considerando artigos de periódicos nacionais e internacionais e produções recentes sobre educação, formação em saúde, tecnologias remotas, o COVId-19 e saúde públicaRESULTADOS: Evidencia-se que vivenciar os efeitos da pandemia de corona vírus (COVID-19) no setor educacional na formação em saúde, em especial no campo da enfermagem, vai além de uma reorganização estrutural dos cursos, pois implica em mudança atitudinal dos gestores, docentes e discentes para que reformulem as práticas de ensino (por vezes com ferramentas tradicionais), em práticas inovadoras preservando um ensino que propicie ao estudante a criticidade, reflexão, diálogo, vínculo e interação; elementos que fazem parte de uma formação que visa a transformação, o empoderamento e não apenas a transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a pandemia do COVID-19 provocou mudanças de paradigmas talvez ainda não superados pelas instituições na área da saúde, pois ao se perceberem dentro de uma realidade em que gerou mudanças nos aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais em nível mundial, estas tiveram que se reinventar e inserir no seu processo de trabalho as novas formas de ensinar; tiveram que discutir sobre as diferentes abordagens educacionais e diante das necessidades do readequar os métodos de ensino em saúde, inseriram as tecnologias remotas como ferramentas essenciais para atender a real necessidade da continuidade das aulas no formato não presencial. Para muitos um desafio, pois permeia atualmente uma reflexão sobre o cuidado do ensino à distância no campo da enfermagem e demais cursos da área da saúde. Entretanto, à medida que se abriu para discussões sobre novas formas de ensinar mediadas pela inovação, pode-se dizer que esse será o maior impacto da pandemia para o ensino: a contribuição das novas tecnologias de informação e comunicação no processo ensino aprendizagem para formação em saúde, assim como a reflexão sobre a educação à distância e seus conceitos, diferenciando-a dos conceitos de metodologia remota e o uso das tecnologiasCONCLUSÃO: No ensino da enfermagem, a discussão relacionada ao uso de tecnologias remotas em sala de aula sempre foi um ponto de debate. Entretanto, com a necessidade da inclusão dessas ferramentas para a continuidade de aulas no formato não presencial decorrente da estratégia do isolamento social motivada pela pandemia do COVID-19, pode oportunizar a se ter um novo olhar sobre o assunto e que talvez com esse momento vivido se haja oportunidade de ampliar o debate sobre uso dessas metodologias remotas no ensino em saúde, buscando uma reflexão sobre a interação destas com os demais métodos de ensino já implementados
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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